terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Apresentação

Jorge Baleeiro de Lacerda, desde que se entende por gente, é um andarilho do Brasil. Leitor infatigável, devora pilhas de livros com gula de esfomeado, nas muitas línguas que domina graças à obstinação com que enfrenta os desafios da vida. Andou trocando de residência com a inquietação que só assentou na casa armada em torno da biblioteca, no sossego do Sudoeste paranaense, milagre do aconchego doméstico, da maturidade curtida no remanso da família.
Mas, Baleeiro não para. Cutucado pela ânsia de conferir leituras, conhecer e rever lugares, inventa pretextos para viajar, embrenhando-se nos esconsos e voltando renovado.
Toda essa fantástica experiência de vida, lastreada por ampla cultura, vem sendo depositada, anos após anos, em quase três décadas, nos milhares de artigos, de texto impecável, com as graças do estilo próprio, reconhecível como maca registrada, publicadas na página cativa Aldeia Global" da "Folha do Sudoeste".
E afinal, antes que o tesouro espalhado se perca, lança seu livro de estréia, resultado da garimpagem que buscou reunir as peças para a montagem do grande painel do Brasil. O sumo de milhares de leituras, da observação pessoal, do que viu com os olhos, a inteligência e o coração nas andanças de um engolidor de léguas. A cavalo, de ônibus, de navio, de canoa, de carro, pegando carona, de trem e de avião.
Mais do que um livro, é uma lição de Brasil. Aula de mestre no no seu ofício.

Villas- Boas Correa
Jornalista, Colunista do "Jornal do Brasil" (Rio de Janeiro), comentarista político da TV Manchete, ex-chefe da sucursal de "O Estado de São Paulo", no Rio de Janeiro. Sua coluna é lida pelas mais altas autoridades do país. Seu texto é citado como modelo nas Faculdades de Jornalismo do Brasil. Considerado dentre os 10 mais importantes jornalistas do Brasil.

paper men, early 20th century

Jornaleiros do ínicio do século xx

Foto: Marc Ferrez



"Os Dez Brasis", de Jorge Baleeiro de Lacerda, é uma obra de muita vivência do autor, que é um intelectual irrequieto. Andou por este Brasil rico e desequilibrado, escrevendo compulsivamente mais de 3 mil artigo. A sua experiência não provém somente da leitura sistemática de livros sobre o país dos contrastes, mas também de um convívio com as nossas mais diversas regiões, onde habita, apestar de tudo, um povo notável. Com texto elegante e fotos que enriquecem a obra, conseguiu realizar um trabalho bem feito e atraente, sucesso garantido.


Arnaldo Niskier

Ex-presidente da "Academia Brasileira de Letras", ex-secretário de Educação do Rio de Janeiro (1979/1983), ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro(1968/1971), membro do Conselho Federal de Educação, escritor e jornalista, autor de obras como "Educação Brasileira - 500 anos de História", "Brasil, ano 2000 - Educação", "A Educação na virada do Século" dentre outras.


Academia Brasileira de Letras RJ

Sede da Academia Brasileira de Letras. Rio de Janeiro



"Os Dez Brasis", coletânea de artigos reunidos num livro magistralmente escrito (ao longo dos anos) por Jorge Baleeiro de Lacerda, preenche, por inteiro, um vácuo existente, de há muito, em nossos meios literários.

Na atual crise mundial, esta obra é de vital importância. Se todos os extratos da nação pudessem esquecer por um instante seus conflitos e se dedicassem à sua leitura, sem idéias preconcebidas, iriam adquirir uma visão mais saudável dos problemas nacionais, pois, neste livro, as diversidades do povo brasileiro, sua salutar e rica miscigenação, as diferenças culturais de suas etnias são abordadas de forma lúcida e isenta.

Mergulhando por mais de 25 anos em viagens de estudos por todo o país, com mais de 2,5 mil artigos publicados, além de inúmeras conferências realizadas, como sábio humanista que é, esse ilustre intelectual, vem nos brindar agora com este trabalho que, por certo, servirá de deleito aqueles que se inebriam com as coisas do nosso país.

Estudioso, versátil, conhecedor de todo Brasil, de acurado espírito crítico, Baleeiro, demonstra sua sensibilidade ao eleger este tema tão profundo e eclético, para retratar a gente brasileira.

O escritor, ensaísta e pesquisador Baleeiro, profundo conhecedor da Amazônia, caboclo que é, mesmo vivendo no sul do país, no Paraná, não perdeu seus laços originais, o gosto nem a acuidade sensitiva no trato dos problemas da Amazônia e do país, brindando-nos com um mosaico repleto de brasilidade, que é o livro "Os Dez Brasis".


Bernardo Cabral

Ex-senador pelo Estado do Amazonas, ex- Ministro da Justiça do Brasil, advogado, escritor, ex-presidente da OAB, ex-deputado federal pelo Amazonas, membro de vários institutos culturais, Relator da Assembléia Nacional Constituinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como comprar o livro?

jottanullus@hotmail.com